Você ainda não sabe o que é Dark Kitchen, mas existe uma grande chance de já ter sido cliente de uma. Principalmente, se costuma pedir comida por app.
Esse novo modelo está mais comum a cada dia. O seu crescimento já acontecia antes, mas o seu boom tem relação direta com a pandemia, inclusive foi a saída de muitos empreendedores e de pessoas que acabaram perdendo o emprego.
Embora o modelo de consumo tenha mudado com a pandemia, ele permanecerá após o seu término. Comprar refeições por Delivery, principalmente por apps, é uma rotina de muitos brasileiros. Aí está a oportunidade da Dark Kitchen.
Se traduzirmos ao pé da letra, estamos falando de “Cozinhas no escuro”. Calma que ninguém vai cozinhar sem enxergar nada, já pensou em cortar legumes sem ver a faca? Coitado do nosso dedo.
Brincadeiras à parte, o termo faz alusão aos clientes que não veem a cozinha em si, ou melhor, o ponto físico do estabelecimento. Eles apenas mantêm contato com o restaurante na hora do pedido, por telefone, Whatsapp ou app, e na hora que recebe o pedido. Ah! Não podemos esquecer do contato por meio das ações de marketing e publicidade, essenciais para o crescimento do negócio.
Muitas pessoas iniciaram negócios durante a pandemia, pois perderam o emprego, e o restaurantes apenas com Delivery foi a escolha de alguns, aliás, somente desse modo era possível vender comida. Porém, aderir a esse tipo de negócio pode ser a realização do sonho de empreender ou fazer parte da estratégia de expansão do seu restaurante.
Mais do que as vantagens de uma Dark Kitchen, trouxemos as vantagens das Dark Kitchens da DK&S. Confira:
Dispensa a contratação de equipe de atendimento presencial (recepcionar, servir, etc.), os custos referentes ao salão (construção, reforma, manutenção, etc). Ainda, com a DK&S você adquire manutenção geral (incluindo sistema de exaustão), com vestiários e banheiros para os colaboradores, limpeza de áreas comuns, além do suporte logístico interno para produtos e suprimentos.
Com o passar do tempo, todos os restaurantes passam a entender quais são os favoritos e os menos queridos dos clientes. Como são eles que devemos agradar, às vezes, mudanças no cardápio são necessárias. O cardápio em um negócio nesse modelo é digital, o que facilita a adaptação.
A Dark Kitchen permite que você tenha mais de uma marca em uma mesma cozinha, atendendo a diversos tipos de clientes.
Com a DK&S, o seu negócio ganha duas plataformas. A primeira serve para auxiliar em mais uma redução de custos, a das compras de suprimentos. Uma plataforma de compras coletivas entre os empreendedores para conseguirem mais descontos com os fornecedores.
A segunda é uma plataforma integradora dos principais Marketplaces do mercado para turbinar as suas vendas e facilitar o controle dos pedidos.
A oportunidade perfeita para você que quer montar um negócio com baixo investimento e alto potencial de lucratividade ou para a expansão do delivery do seu restaurante.